EJA - Conhecimento para vida toda EJA - Conhecimento para vida toda EJA - Conhecimento para vida toda
EJA - Conhecimento para vida toda

Conhecimento para vida toda
Desenvolvimento para o trabalhador, resultado para a indústria.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola S, é um modelo de educação que promove a formação e a qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento pessoal e profissional e para atender às necessidades da indústria. A educação é a peça-chave na formação de pessoas dinâmicas, autônomas, cooperativas e criativas. Na Escola S, do SESI SENAI, acreditamos que o conhecimento necessário para o adulto é aquele que faz sentido para a sua vida e para o seu trabalho. Por isso, na EJA, o processo de ensino-aprendizagem, além de preparar o cidadão para interagir na sociedade de maneira consciente, crítica e coerente, também complementa o que já foi aprendido informalmente e abre portas para novas aprendizagens. Aprendizagens que darão significado às suas experiências de vida e servirão de base para o desenvolvimento de competências úteis no dia a dia, integrando as dimensões do pensar, sentir e agir.

É GRATUITO?

Sim. A EJA é gratuita para trabalhadores da indústria.

Quem pode cursar

Jovens e adultos que não tiveram acesso à escolarização ou não conseguiram continuar seus estudos na idade apropriada.

Idade mínima

Ensino Fundamental: 15 anos completos

Ensino médio: 18 anos completos

EJA - Quem pode cursar

5 mil

estudantes atendidos por mês

+3 400

alunos formados em 2020

+15

prefeituras parceiras

+11

locais distribuídos em Santa Catarina

Nossa Proposta
pedagógica

De acordo com o parecer do CNE/CEB Nº 11/2000, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, existem três fundamentos e funções distintas e complementares da EJA:

Reparadora


Restaura o direito público subjetivo à educação de qualidade.

Equalizadora

Restabelece a trajetória escolar a trabalhadores e outros segmentos sociais.

Qualificadora

Propicia a atualização de conhecimentos por toda a vida.


Aliada a estes fatores e entendendo a educação como uma chave indispensável para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea, a nossa Educação de Jovens e Adultos baseia-se nas matrizes que estabelecem os referenciais de competências, habilidades e objetos do conhecimento para os ensinos fundamental (anos finais) e médio.

Competências

Desenvolver competências significa mais do que adquirir conhecimentos, significa desenvolver capacidades, aptidões e atitudes para a evolução pessoal, exercício da cidadania e empregabilidade.

Habilidades

As habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-se que, de acordo com a UNESCO, são os quatro pilares que sustentam a educação.

Objetos do Conhecimento

Superando a concepção tradicional do aprender por aprender dos conteúdos curriculares, os objetos do conhecimento são considerados como meios, instrumentos da formação humana. Neste sentido, a matriz de referência curricular trata os conhecimentos como objetos necessários para a aquisição e o desenvolvimento de competências.

Como funciona
a nossa EJA

Educação Básica - EJA Profissionalizante

Ensino fundamental (anos finais) e médio por áreas do conhecimento: formato EaD com reconhecimento prévio dos saberes.

Qualificação Profissional

Cursos desenvolvidos pelo SENAI: aulas acontecem no mesmo período de oferta do ensino fundamental (anos iniciais) e médio.

Reconhecimento
de Saberes

O que é

possibilidade de validação dos conhecimentos e saberes adquiridos pelo estudante durante a vida, seja na escola, em casa, no trabalho ou em qualquer outra atividade.

Como funciona

no 1.º mês de início da turma, os conhecimentos e saberes que o estudante já possui são avaliados. As áreas reconhecidas são certificadas, e o estudante cursa apenas as que não foram validadas e as que ainda faltam para concluir o nível de ensino em que está matriculado.

*O Reconhecimento de Saberes será ofertado por meio de uma plataforma específica de estudos, e o estudante será acompanhado por uma equipe de professores e profissionais especializados.

EJA - Como funciona
Duração do Curso

Até 13 meses letivos para a conclusão

Aulas presenciais duas vezes por semana, enquanto os cursos forem ofertados simultaneamente (01 dia para a EJA e outro para o curso de qualificação profissional).

*80% da carga horária (EaD) é realizada em processos de interatividade de conhecimentos na mediação professor-aluno, ancorados em ambiente virtual de aprendizagem e outras mídias. 20% (presencial), em polos de apoio presenciais.

Certificação

Anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Qualificação Profissional (ensino fundamental (anos finais)/ensino médio e qualificação profissional).

Veja o que dizem
nossos alunos

Onde nos
encontrar

As aulas da EJA poderão ser ofertadas nas unidades do SESI e SENAI, nas prefeituras que firmam convênios e nas dependências das indústrias parceiras (para seus colaboradores).

Escolha um local
Blumenau
Telefone: (47) 3322-7878 / (47) 3231-5242
Whatsapp: (47) 3321-9600

Indústrias, Empresas ou Prefeituras?

Saiba porque aderir à EJA e contribua com o desenvolvimento do trabalhador.

  • Turmas in company ou nas unidades SESI/SENAI;
  • Crescimento da educação no estado;
  • Profissionais mais qualificados;
  • Maior competitividade nas indústrias e empresas;
  • Gratuidade para o setor industrial;
  • Valores e condições especiais para contratação de turmas por empresas e prefeituras;
  • Ofertas customizadas para as indústrias: é possível optar pelo curso de qualificação mais adequado à realidade da empresa.

Preencha os dados da sua Empresa, Indústria ou Prefeitura que entraremos em contato.

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi concluído com sucesso. Em breve, nossa equipe entrará em contato. 

Principais dúvidas

Para você

Os cursos são ofertados por área do conhecimento:
  • – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • – Matemática e suas Tecnologias
  • – Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • – Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Para os cursos da EJA nos níveis de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio há obrigatoriedade de frequentar dois dias semanais de forma presencial com duração de 4h em cada dia. Os cursos possuem 80% da carga horária a serem cursadas online e 20% da carga horária a serem cursadas presencialmente.
A exigência é que o estudante esteja trabalhando em alguma indústria no momento que iniciar os estudos. Somente poderá ser matriculado se o segmento da empresa em que trabalha for de ramo industrial.
O curso é gratuito para quem estiver trabalhando na indústria, no momento da matrícula.
Sim, poderá continuar até a conclusão do nível de ensino que estiver matriculado! Se caso desistir ou evadir durante o curso, perderá o direito à gratuidade se desejar retornar para continuar e não apresentar novo vínculo de trabalho na indústria.
As aulas acontecem nas dependências do SESI ou do SENAI ou nas dependências de indústrias parceiras para seus colaboradores.
  • – Carteira de trabalho
  • – Carteira de Identidade
  • – Comprovante de residência
  • – Histórico Escolar
  • As documentações necessitam ser todas originais e devem ser apresentadas na unidade escolar, em que o aluno deseja cursar. Após a conferência, a unidade realiza a cópia da documentação para efetivação da matrícula.

Para a empresa

A empresa deverá ser do segmento industrial e ter no mínimo 35 colaboradores sem escolaridade básica completa para cursar o Ensino Fundamental Anos Finais ou o Ensino Médio. Além disso, necessita oferecer toda a estrutura física necessária para a oferta.
Se a empresa for do segmento industrial, não há custos para a contratação e oferta.
É possível, desde que os estudantes de outras empresas sejam autorizados a acessar os espaços destinados para a execução das aulas e a empresa em que trabalham seja do ramo industrial.
Caso a empresa não tenha a quantidade suficiente de colaboradores para abrir uma turma, ou seja, 35 estudantes, poderá comprar as vagas faltantes e disponibilizar para estudantes da comunidade, desde que autorize estes estudantes a acessar os espaços destinados para a execução das aulas, caso a oferta seja na própria empresa. A empresa somente irá pagar pelas vagas faltantes até atingir o limite de 35 estudantes, os estudantes trabalhadores cursam na gratuidade.
Tanto prefeituras, quanto empresas que não são do segmento industrial poderão comprar a quantidade de turmas que desejarem e ter direito a colocar 35 estudantes em cada turma. Não há gratuidade para estes casos. Importante ressaltar que independente da quantidade de estudantes que estiverem frequentando as turmas, o valor a ser cobrado mensalmente será integral até o final do contrato.