A educação influencia na forma como compreendemos as informações que nos cercam e é peça-chave na formação de pessoas dinâmicas, autônomas, cooperativas e criativas. Aqui na Escola S, acreditamos que o conhecimento necessário para o adulto é aquele que faz sentido para a sua vida e para o seu trabalho. Por isso, na nossa Educação de Jovens e Adultos (EJA), o processo de ensino-aprendizagem, além de preparar o cidadão para interagir na sociedade de maneira consciente, crítica e coerente, também complementa o que já foi aprendido informalmente e abre portas para novas aprendizagens. Aprendizagens que darão significado às suas experiências vividas e servirão de base para o desenvolvimento de competências úteis no dia a dia, integrando as dimensões do pensar, sentir e agir.
Jovens e adultos que não tiveram acesso à escola convencional ou não puderam continuar seus estudos na idade apropriada.
Ensino Fundamental: 15 anos completos
Ensino Médio: 18 anos completos
Estudantes formados
Locais distribuídos
por Santa Catarina
Avaliação
De acordo com o parecer do CNE/CEB Nº 11/2000, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, existem três fundamentos e funções distintas e complementares da EJA:
Restaura o direito público subjetivo à educação de qualidade.
Restabelece a trajetória escolar a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais.
Restaura o direito público subjetivo à educação de qualidade.
Aliado a estes fatores e entendendo a educação como uma chave indispensável para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea, a nossa Educação de Jovens e Adultos baseia-se nas matrizes que estabelecem os referenciais de competências, habilidades e objetos do conhecimento para os Ensinos Fundamental (anos finais) e Médio.
Desenvolver competências significa mais do que adquirir conhecimentos, significa desenvolver capacidades, aptidões e atitudes para a evolução pessoal, exercício da cidadania e empregabilidade.
As habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-se que, de acordo com a UNESCO, são os quatro pilares que sustentam a educação.
Superando a concepção tradicional do aprender por aprender dos conteúdos curriculares, os objetos do conhecimento são considerados como meios, instrumentos da formação humana. Neste sentido, a matriz de referência curricular trata os conhecimentos como objetos necessários para a aquisição e o desenvolvimento de competências.
Ensinos Fundamental (anos finais) e Médio por áreas do conhecimento: formato EaD com reconhecimento prévio dos saberes.
Cursos desenvolvidos pelo SENAI: aulas acontecem ao mesmo tempo que as da educação básica.
Validação dos conhecimentos e saberes adquiridos pelo estudante durante a vida, seja na escola, em casa, no trabalho ou em qualquer outra atividade.
No 1.º mês de início da turma, avaliamos os conhecimento e saberes que o estudante já possui. As áreas reconhecidas são certificadas, e o estudante cursa apenas o que falta, valorizando o que já sabe e desenvolvendo as habilidades e competências necessárias.
Até 13 meses letivos para a conclusão
Aulas presenciais até duas vezes na semana (01 dia para o EJA e outro para oferta o curso de qualificação profissional ou técnica)
*80% da carga horária (EaD) é realizada em processos de interatividade de conhecimentos na mediação professor-aluno, ancorados em ambiente virtual de aprendizagem e outras mídias. 20% (presencial), em polos de apoio presenciais.
Dupla certificação (Ensino Fundamental ou Ensino Médio e Qualificação ou curso técnico).
As aulas da EJA podem ser realizadas nas unidades do SESI e SENAI, nas prefeituras que firmam convênios e nas dependências das indústrias parceiras (para seus colaboradores).